quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Oligofrenia e karma

Acordei decidido a estudar um pouco sobre a Apometria através dum curso que fiz o download para o pc e deparei-m com um tema interessante que vou levemente abordar e partilhar o meu ponto de vista físico-espiritual sobre o assunto.

Oligofrenia - para os desconhecedores tal como eu era antes de procurar, esta palavra resume-se muito sinteticamente a um "défice de inteligência" geneticamente herdado, ou seja, a pessoa nasce com as funções cognitivas comprometidas. A sua origem pode ser genética ou ambiental (hipoxias, infecções, traumas, intoxicações, etc..)

Numa abordagem mais aprofundada temos a origem etimológica vindo do grego onde olígos = pouco; phrěnphrenós = espírito, inteligência.
Esta condição/projecto de vida designa indivíduos com um QI inferior a 90 onde a manifestação começa nos primeiros tempos de vida com o bébé apresentando dificuldades no mamar, movimentos lentos, atraso considerável na fala e no caminhar, espisódios injustificáveis de gritos e choro acrescentando à baixa imunidade e bom-humor.

Existem na Medicina 3 níveis distintos em que o défice intelectual se pode encontrar:
-debilidade mental (leve grau de oligofrenia sem grandes prejuízos à vida social)
-Imbecilidade(grau mais acentuado, embora este tenha capacidade de compreensão e seguir ordens)
-Idiotia(grau mais acentuado onde já se denota grandes dificuldades na aprendizagem e na fala)


A Oligofrenia pode igualmente subdividir-se em 3 tipos:

-microcefálica que tal como o nome indica o indíviduo possui uma circumferência craniana abaixo do normal (<46cm) -mongolóide causado por mutações nos cromossomas onde a mais conhecida é o síndrome de Down (mutação no par 21) que ocorre em 1 de cada 800/1000 nascimentos.

-difenilpiruvínica - causada pela ausência duma enzima (fenilalanina hidroxilase PAH), enzima esta responsável pela hidroxilação (acrescenta o radical -OH) da Fenilalanina (um dos aminiácidos essenciais do nosso plasma) e transformando-a em tirosina. Sendo que esta enzima esta ausente os indivíduos levam dietas onde evitam o consumo excessivo deste aminoácido.
A doença causada por a ausência desta enzima denomina-se de Fenilcetonúria e através dum simples teste (teste do pezinho/Teste de Guthrie) onde se recolhe uma amostra de sangue do recém nascido para realizar diferentes testes e diagnosticar doenças congénitas como o hipotireoidismo e fenilcetonúria que se não forem precocemente diagnosticadas podem levar a graus de demência extrema)

-Cretinismo - estado onde a glândula tiróide esta ausente ou esta insuficientemente presente e leva à oligofrenia pois a ausência de tiroxina (hormona segregada pela tiróide) impede o amadurecimento cerebral normal.
Esta é igualmente diagnosticada pelo teste do pezinho supramencionado.

A demência embora se assemelhe à oligofrenia difere no aspecto em que os indivíduos dementes tiveram um completo desenvolvimento das suas faculdades mentais e perderam-nas posteriormente.


É interessante verificar que o número de diferentes patologias aumentou drásticamente em relação ao passado e assim continua a acontecer (alguma vez foi documentado um caso de... gémeos siamêses no século 15? quando na actualidade nascem uns quantos por ano... ou de autismos com a incidência que temos na actualidade...ou...ou...ou...)
Sim! é possível argumentar que dantes todas estas doenças já existiam só não se lhe dava nome e tratava-se todas por igual. Bem, eu discordo! e acredito que a incidência de novas doenças aumenta de dia para dia e que mais de metade das doenças da actualidade jamais existiram no passado e são fruto do nosso avanço tecnológico.!

Não é de admirar que tal ocorra, basta observar o quanto o nosso quotidiano cada vez mais se afasta da Natureza e de como fugimos cada vez mais dos costumes antigos para adoptar novos, mais modernos e industrializados. Não que discorde que estes se tornaram quase essenciais á vivencia dos dias de hoje, mas afastam-nos cada vez mais do homem-primordial que não conhecia o fumo dos carros, a radioactividade, a comida de plástico com os seus E's, açúcares e susbtâncias químicas para causar dependência, etc..

Tudo isto são coisas que nós introduzimos na nossa sociedade para nos facilitar a vida e promover o capitalismo e claro que por trás de tanta porcaria sempre vem um remédio vai remendar as feridas que abrimos... O problema é que quando estamos todos cobertos de cicatrizes pq pensamos algo assim: Ora bem, vou comer este pão com manteiga cheio de colesterol LDL e depois em casa tomo um remédio para diminuir o seu nível no sangue e é como se nada tivesse acontecido... ou não faz mal estar a apanhar banhos de sol com o nível de UVA e EVB sempre a subir pq depois meto cremes e "isso" sai tudo..
Esta dependência tecnológica evidentemente que se manifesta no nosso corpo e no dos seres que lá habitam por 9 meses e constroem a base do seu ser neste mar de toxinas.

Mas como nada acontece por acaso, também os casos de Oligofrenia a meu ver não mero "azar" ou probabilidade, pois se um bébé nasce "A" é pq estava programado ele nascer "A" e não "B". Como tal um ser que nasça com Oligofrenia é pq assim estava programado e para quem acreditar digo aqui de um modo descomplicado como isso se processa.

Imaginem que eu sou um rei no século XV, extremamente rico, e tal como na maior parte das história, mau para o povo pois guardava toda a riqueza para mim e não a partilhava com quem precisava. Ora bem.. esse rei chega à sua fase de desencarnar e aí toda a ilusão que foi a vida dele finalmente se revela e o seu propósito de vida que era nascer naquela família real, tornar-se rei e ajudar o seu país a desenvolver foi completamente desvirtuado como tal o espírito que nessa vida foi rei e mal utilizou aquilo que lhe foi fornecido decide que a melhor maneira de "pagar/aprender" a lição é encarnar de novo mas desta vez ser um mendigo para poder experiênciar a pobreza e aquilo que causou ao seu povo na vida passada. E assim este ser encarna de novo e desta vez decide nascer numa família pobre para que possa experienciar aquilo que causou e aprender com isso.
Sim.. há quem chame isto de karma, ou acção-reacção ou roda de samsara.. etc mas o nome não é importante, o que importa acima da tudo é modificar a conotação negativa que temos do karma, pois este é interpretado como algo mau, que só nos dá trabalho, como um "castigo" quando na verdade ele não é nada mais que uma reacção aos nossos actos que nos permite aprender para que assim possamos ser evoluir e completar o nosso propósito de ascensão e sair desta ilusão que nos prende e nos tenta constantemente corromper.

Ora bem, este foi um caso simples de como o karma pode funcionar, no caso da Oligofrenia uma situação que consigo intuir é que a maior parte destes seres noutras vidas noutras vidas dentro da sua liberdade de escolha (free-will) decidiram desenvolver unicamente a vertente mental e racional do seu ser deixando toda a sua vertente física/emocional e espiritual para trás.
Assim nesta vida encarnaram como seres em que a sua capacidade mental é comprometida para que assim possam desenvolver e sentir todas as áreas das emoções, do físico e da espiritualidade que foram desleixadas noutra vida, basicamente em vez de fazerem o ano todo duma vez, separaram-no em 2 módulos numa primeira vida como só desenvolveram a parte mental, tiveram que re-encarnar de novo para completar o resto do curso.

O mesmo se passa com as pessoas que somente se preocupam com o corpo e numa vida nada mais importa que ser musculado, estar em forma, etc... e os outros atributos são esquecidos. O mais provável é que na vida seguinte esses mesmos seres decidam encarnar com algum tipo de paralisia ou algo que iniba a parte física de se desenvolver para que as demais possam ser trabalhadas.

Outro caso engraçado de como o karma pode funcionar é alguém numa vida, ou inclusive nesta mesmo (poque durante a vida consciente ou inconscientemente o nosso espírito toma essas decisões evolutivas daquilo que é melhor experienciar nesta vida) ser uma pessoa muito ruím, que trata todos muito mal, basicamente não é uma pessoa "doce" mas sim amarga é provável que desenvolva alguma condição/manifestação corporal de toda essa energia negativa de amargura que pode por exemplo vir a manifestar-se no pancreas que o nosso órgão que trata dos açucares, do "doce", causando uma insuficiencia ou um cancro no local, etc...

Para quem acredita aqui tem uma explicação um pouco comprida mas simples de como o karma nos ensina e nos permite superar as nossas dificuldades :)
(não tendo todas as experiências que ser dramáticas, pois as pessoas podem sempre mudar a tempo e começar a consertar os erros através de processos nada dolorosos simplesmente com boas acções e emanando boa energia)

Sem comentários:

Enviar um comentário